Como corrigir o erro “Unregistered Files” no SQL Server durante a instalação do Protheus

Se você tentou instalar o Protheus e se deparou com o erro “Unregistered Files” no SQL Server, calma — esse problema é mais comum do que parece e tem uma solução simples.
Neste artigo, vamos te mostrar o passo a passo para corrigir esse erro e seguir normalmente com a instalação do sistema.

O que causa o erro “Unregistered Files” no Protheus?

Esse erro geralmente acontece quando o banco de dados não está configurado corretamente em relação ao usuário proprietário (owner).
Ou seja, o SQL não reconhece o usuário que o ODBC está usando para conectar, e isso faz com que a instalação do Protheus não consiga registrar as tabelas e procedures corretamente.

Passo a passo para resolver o erro

Siga o tutorial abaixo para corrigir o problema de forma rápida:

  1. Faça um backup
    Antes de qualquer coisa, crie um backup das bases e arquivos importantes para evitar perda de dados.
  2. Apague a database atual
    No SQL Server, exclua a base de dados onde ocorreu o erro.
  3. Crie novamente a database
    Ao criar uma nova base, vá até o campo “Owner” (proprietário) e defina o usuário que você usou no ODBC — geralmente o usuário “sa”.
  4. Refaça a instalação do Protheus
    Agora é só tentar novamente a instalação. O erro “Unregistered Files” deve desaparecer e o ambiente será configurado corretamente.

Conclusão

Seguindo esses passos, a instalação do Protheus no SQL Server deve ocorrer sem maiores complicações.
Esse tipo de erro é simples de resolver quando o ambiente está corretamente configurado, principalmente com o usuário certo vinculado ao banco.

Na Geeker Company, ajudamos empresas a evitar problemas como esse — seja em instalações, atualizações ou configurações de ambiente do Protheus.
Se quiser garantir que seu sistema funcione de forma estável e dentro dos padrões TOTVS, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar.

Index

Categorias

Sobre o Autor

Foto do Autor
Fábio Hayama

Apaixonado por gestão, tecnologia e inovação, Fábio Hayama possui mais de 15 anos de experiência no universo do ERP Protheus, estratégia empresarial e automação de processos.

Leia mais sobre o Fábio

Entre em contato conosco

Veja mais artigos relacionados

{{brizy_dc_image_alt entityId=
Como organizar dados no Protheus para usar IA de verdade em 2026
A conversa sobre inteligência artificial já virou rotina. Toda empresa, de qualquer porte ou setor, já ouviu alguém prometendo que IA vai aumentar produtividade, cortar custos e transformar processos. E, de certa forma, é verdade. Mas existe um detalhe que quase ninguém fala e que vai separar quem vai conseguir usar IA de verdade e […]
{{brizy_dc_image_alt entityId=
Como funciona a lógica aplicada no exemplo
Identificando clientes do mesmo grupo empresarial No exemplo apresentado, o desenvolvedor utiliza a variável MV_X_MSMCL para armazenar uma lista de clientes considerados parte do mesmo grupo econômico. Isso permite classificar automaticamente o tipo de documento financeiro com base no cliente responsável pela nota. Essa abordagem evita erros manuais e padroniza processos internos. Ajustando o E1_TIPO […]
{{brizy_dc_image_alt entityId=
As principais notícias de tecnologia: IA, nuvem, agronegócio, saúde e o novo padrão digital do Brasil
A cada semana o cenário tecnológico muda, se reinventa e puxa todo mundo junto. E, nessa rodada, tivemos notícias importantes que mostram como o Brasil está avançando em inovação, como a IA está entrando de vez nos setores mais tradicionais e como a infraestrutura digital do país está evoluindo. Tudo junto, tudo ao mesmo tempo. […]
{{brizy_dc_image_alt entityId=
WhatsApp como principal canal de vendas: por que a Blip virou referência
Existe um ponto de virada no comportamento do consumidor brasileiro que pouca gente percebeu quando aconteceu, mas hoje é impossível ignorar: a compra migrou para o WhatsApp. A jornada de decisão, o pedido de orçamento, o atendimento, a negociação e até o pós-venda acontecem cada vez mais dentro de uma conversa. As empresas, querendo ou […]